top of page

Pagar barato é sempre melhor?


Olá pessoal, hoje teremos mais uma conversa do que um artigo, porque creio que todos nós já entramos, entraram, ou um dia entrarão nesse dilema:


O que será que eu faço, pego esse produto da marca X por ser mais barato ou pego da marca A para ter qualidade e nem que eu pague mais por isso?


Infelizmente nos tempos em que estamos, onde a redução de custo é o principal tema entre as empresas, nos encontramos num dilema constantemente.


Será que realmente vale a pena pagar mais barato?


Sendo que muitas das vezes nós sabemos qual será o resultado, mas mesmo assim tomamos a decisão “errada”, acreditando estar certo e economizando dinheiro.


Muitas vezes essa decisão “errada” não nos dá um prejuízo grande diretamente, onde erroneamente pensamos “ah, tudo bem, eu compro novamente”, mas esquecemos de calcular o valor total no final de tudo onde pode chegar ao dobro do valor da marca A. Onde eu pagaria o valor apenas uma vez, não teria nenhuma perda de tempo e nem retrabalho, muito menos a minha empresa parada. Mas e quando o prejuízo pode ser grande? Vale a pena o risco? Será que não vale a pena pagar 25% ou mais naquele momento, mas depois ficar tranquilo porque tem a certeza de que não terá problema?

E quando o assunto é Empresa/Loja, será que vale pagar mais barato na empresa X – aí digamos que o produto seja o de melhor qualidade – mas que o atendimento geral da empresa é precário e te dê muito estresse por falta de suporte, troca de produtos com defeito muito burocrático, dentre outros problemas.


Ou pagar cerca de 5% ou mais, em outra empresa pelo mesmo produto, mas que ela não te dará nenhuma dor de cabeça?


Independente das situações citadas acima, o preço sempre está na balança como peso para tomada da decisão, mas o que nunca está é o fator “risco” onde a pessoa se pergunta “Será que vale a pena o risco?”. Nem sempre marca X ou empresa X é ruim, se você compra sabendo dos riscos, compra consciente, o nível de estresse pós-compra diminui para quase zero, pois você tendo em mente que o produto é mais frágil por exemplo, na hora de você usá-lo, você toma certos cuidados a mais, assim também é no ato da escolha da empresa. Mas nem sempre isso acontece, e por isso que há tantas decepções, fracassos de obras, pois você compra ou contrata o mais barato achando que é o melhor quando na realidade não é.

Para finalizar, seja lá qual for a situação, saiba que pagar barato não é sempre melhor e pior, quem paga mais barato, paga, trabalha, gasta tempo, se estressa, etc., duas vezes. E em todos os casos, é muito melhor pagar um pouco mais caro de primeira e não ter nenhum problema depois do que ao contrário.

Sempre tenham em mente os riscos, coloque o fator “risco” como mais importante do que preço, pois lembram-se: Quem paga barato, paga duas vezes.


Segue abaixo algumas dicas para compra de produtos e instalação de produtos técnicos:


1º - Tempo de existência que a empresa fornece ou presta serviço e vende produtos;

2º - Verificar onde esta localizada e se tem local para recebimento do publico;

3º - Procure saber qual o tamanho da empresa e números de colaboradores;

4º - Verificar se a empresa presta serviço ou já forneceu na mesma proporção de tamanho do projeto da sua necessidade;

5º - Qual o nome do colaborador técnico da empresa em caso de dúvidas;

6º - Como funciona o sistema de troca da empresa (RMA);

7º - Qual o processo de garantia de produto e serviço da empresa;

8º - Quais órgãos e filiações fiscalizadores a empresa esta cadastrada;

9º - Se possível visitar uma obra ou solicitar referências de clientes.



Com estas dicas você cliente poderá sim, já equalizar os parâmetros de serviços e produtos, e verificando quais diferenciais tornam uma empresa mais valorizada que a outra e consequentemente lhe proporcionar garantia de fornecimento de produtos e serviços.



Temos dentro da ATT um departamento de projetos e fiscalização para apoiar clientes que contratam instaladores e integradores.


Consulte já nossos consultores!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Nenhum tag.
Procurar por tags
bottom of page