top of page

Qual a diferença de Estabilizador, Nobreak e Gerador?


Fala pessoal, vamos a mais um artigo e dica ATT.


Hoje falaremos do que você provavelmente tem no seu pé, mas a maioria das pessoas não faz ideia de para que sirva ou como funciona. Não falaremos dados técnicos no momento, apenas ligam e desligam o aparelho. Pode ser que você nem tenha, porque talvez ache que não precise, por conta de uma rede elétrica interna bem estabilizada já, onde não sofre grandes oscilações de energia.


Mas fato é que no Brasil infelizmente ainda temos uma rede que, apesar de extensa, sofre muito com a instabilidade no fornecimento de energia elétrica. Além disso, as oscilações constantes de tensão são prejudiciais para alguns aparelhos e dados. Por isso a importância dos estabilizadores, nobreaks e geradores para a proteção dos equipamentos. Mas qual a diferença entre eles?


Basicamente, os estabilizadores protegem os aparelhos eletrônicos das variações de tensão que recebem da rede elétrica, protegendo e evitando danos com picos de energia e suprindo a baixa momentânea de energia, regularizando assim a voltagem dos aparelhos. Mas caso haja interrupção na rede elétrica, o estabilizador não oferece uma reserva de energia, o que não faz dele uma solução em caso de apagão.


Já os nobreaks também funcionam como estabilizadores da tensão e protetores dos aparelhos, mas o grande diferencial é que os nobreaks servem como uma fonte de energia no caso de interrupção do fornecimento, pois são alimentados por baterias. Os nobreaks aumentam o tempo de vida útil de aparelhos por estabilizarem a energia com tecnologia superior aos estabilizadores.


E o tempo de resposta no caso da falta de energia para os nobreaks online é nulo, ou seja, não há nem um milésimo de segundo de resposta do produto a quedas ou oscilações de energia. Os nobreaks, portanto, trazem uma confiabilidade e proteção maior do que estabilizadores e permitem que dados e equipamentos sejam salvos e desligados de forma mais adequada, de acordo com a sua autonomia. Além disso, a praticidade de instalação e funcionamento de nobreaks e estabilizadores é um ponto facilitador para os clientes.


Os geradores são utilizados também em casos de falta de energia, mas seu diferencial é que são alimentados por motores à combustível, ou seja, são ideais para equipamentos que precisam ser alimentados por um longo período. Os geradores precisam de um tempo, que pode variar de segundos a minutos, para começar a funcionar. Por isso, sua utilização associada a um nobreak é recomendada em aparelhos que não podem parar por nenhum momento, como em equipamentos médicos. O espaço para instalação e funcionamento de um gerador é um ponto crítico para alguns setores devido aos ruídos e gases que são emitidos.


Ou seja, para cada necessidade, avalie a utilização de cada produto. E caso tenha dúvidas, entre em contato conosco, exponha sua dúvida, seu problema, e nós o ajudaremos para a melhor solução.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Nenhum tag.
Procurar por tags
bottom of page