top of page

Conversores de mídia, o que são?



Conversores de mídia são equipamentos ativos de rede, aplicados em redes P2P (point-to-point) usados para conversão de sinais do meio elétrico (cobre) para meio óptico (fibra óptica). Isso significa que o sistema é capaz de receber luz por meio de fibra óptica e entregar sinais elétricos no padrão ethernet e vice-versa. Instalar um conversor de mídia para interligar redes ethernet é a melhor opção por diversos motivos, mas os principais são segurança e confiabilidade.

Eles geralmente possuem tecnologias Hot Swap e P​l​ug and Play, o que permite inserir ou trocar o equipamento sem a necessidade de alterar configurações e ainda possibilitam criar links redundantes em redes em anel por exemplo.

Outro ponto importante é que alguns modelos de conversor de mídia implementa a tecnologia WDM. Nesse caso, o conversor utiliza apenas uma fibra como meio de transmissão, já que um comprimento de onda transmite e outro recebe. A escolha por esse tipo de tecnologia vai depender da necessidade do provedor, mas a regra é que quanto maior a distância e a velocidade, maiores são os custos e portanto maior a recomendação por um conversor de apenas uma fibra.

A baixa latência também é uma das qualidades que precisa ser destacada. O problema, muito comum em outras tecnologias de transmissão, não acontece neste caso porque o sinal óptico é transmitido na velocidade da luz (3x10^8 m/s) e a conversão deste quase não sofre processamento como é o caso de tecnologias sem fio. Além disso, as taxas de transmissão de dados variam entre 100 Mbps e 100 Gbps. Os conversores de mídia são capazes de transmitir um sinal óptico por mais de 100 km de distância entre os pontos, isso com um consumo de energia muito baixo, cerca de 3 watts. Tudo isso torna a adoção de conversores muito atrativa para interligação de redes metropolitanas dentro de um mesmo município bem como interliga-los em médias e longas distâncias.


Abaixo alguns detalhes técnicos sobre os conversores:

- Fast Ethernet e Gigabit Ethernet (Multimodo ou Monomodo).

- Recursos (vídeo, serial, E1, E3, SDH, gerenciável, standalone, DS3, proteção 1+1, proteção N+1, fibra/bidirecional e WDM).

- Chassis empilhável e com número de slots (até 8 e 16 e acima de 16).

- Fonte redundante (standalone e chassi).

- Industrial.

- Conectores ST, SC, MT-RJ e LC.


Com as informações em mãos, o leitor poderá escolher de maneira fácil, os equipamentos mais adequados para compor a sua infraestrutura de rede.


Além de tudo isso, eles também garantem a segurança dos dados. Isso porque a fibra óptica é um meio de transmissão que impossibilita o roubo de informações.


Para facilitar mais a sua vida, entre em contato conosco por telefone ou por e-mails para tirar dúvidas ou comprar facilmente conversores de mídia.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Nenhum tag.
Procurar por tags
bottom of page